segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Orçamento com a participação das Pessoas















Hoje fiz uma pesquisa via internet à maioria das câmaras municipais do Alentejo na busca de Orçamentos Participativos. Perguntam porquê?
Porque todos os anos a minha câmara municipal, aprova um plano e um orçamento para o ano seguinte, o que normalmente venho a confirmar no Boletim Municipal de Dezembro. Causa-me alguma perplexidade, quando leio, nesse boletim que o documento das Grandes Opções do Plano e Orçamento do ano……, foi elaborado em conjunto com os vários “Agentes Económicos, Sociais, Desportivos, as Juntas de Freguesia, os Trabalhadores da Autarquia e outros”. Mas, quando se pergunta a estes “ Agentes” qual a sua real participação no processo (?) Dizem não se recordar já, daquilo que lhes foi perguntado, quanto mais da sua intervenção na comunidade a convite da Autarquia.
É assim que de facto funciona a elaboração dos Planos e Orçamentos da Autarquia Arraiolense: Sem contributos dos seus Munícipes.
Constatei que não existe um único Município gerido pelos agentes do partido comunista, onde exista uma efectiva participação da população ou aquilo que seria normal ou seja, um convite á contribuição para os Orçamentos Participativos.
Lógico que o a Foto apresentada é também uma farsa! Não seria normal numa câmara municipal (pelo menos nesta) gerida por um executivo (dizem) de comunistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário